quinta-feira, 14 de maio de 2009

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS?

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS?
Autores: Cícero Bley Jr. e Andréa Macedo
Textos cedidos por ECOLTEC – Consultoria Ambiental S/A

A primeira resposta é NÃO GERAR! Ou seja, evitar que os resíduos se formem e para isto é necessário planejar bem as atividades de maneira a evitar sobras.
A segunda RECUSAR produtos que contenham quantidades a mais e desnecessárias, tanto de produtos como de embalagens, pois os excessos vão poluir o meio ambiente. Escolher produtos e embalagens biodegradáveis é um ótimo começo.
A cidadania começa no momento em que se compra os produtos.
Após a compra de produtos é necessário controlar o seu uso nas atividades de forma a utilizar somente o material necessário para o serviço. Isto possibilita REDUZIR a quantidade de resíduo gerado, evitando o desperdício.
O resíduo que não é possível reduzir precisa receber a destinação mais adequada, isto é, ser COLETADO ou REUTILIZADO.
Separar os materiais de acordo com as orientações é fundamental para que se possa aproveitá-lo mais tarde.
Quando recebe o manejo e o destino adequado, o resíduo ganha a possibilidade de ser reaproveitado ou depositado de forma que agrida o menos possível a natureza.
Coletar conforme as orientações é fundamental para que se possa reduzir os impactos no meio ambiente. Todo material que puder ser reaproveitado antes de descartado representa quilos a menos para ser re-processado economizando energia, água e recursos.
Os materiais que não puderam ser reaproveitados podem passar por um processo de RECICLAGEM onde serão transformados em novos materiais, algumas vezes assumindo outras finalidades.
Os plásticos, por exemplo, podem ser reciclados e transformados em mangueiras, utensílios e vasilhas. Os papéis, se tiverem sido coletados limpos e secos, podem ser transformados em cadernos para as escolas. Os vidros usados podem dar origem a garrafas e outros objetos. Os restos de alimentos podem usados como adubo orgânico. E assim, muitos outros tipos de materiais podem voltar a ser utilizados pelo homem.
Somente se todas as alternativas anteriores não forem possíveis, o resíduo deverá ser encaminhado ao aterro sanitário da região para que seja depositados em segurança. Mas esta deve ser a última alternativa.
Reduzindo a geração, reutilizando o que for possível e reciclando os materiais é possível reduzir em muito a quantidade de material depositado nos aterros o que possibilita o aumento da vida útil dos mesmos, a economia de energia e água na fabricação e o desperdício de matéria prima retirada da natureza. É para todos os envolvidos, sem dúvida, um ótimo negócio.

Sugestão para o líder trabalhar o tema:
Objetivo: conscientizar sobre a participação de cada um em Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
1. Após a leitura do tema:
Qual dos R’s nós praticamos mais por aqui?
Qual deles é o mais difícil de pôr em prática no dia a dia na fazenda? E em casa?
Por que é tão difícil recusar? (conflito entre o apelo do consumo e a preservação do meio ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário