quinta-feira, 14 de maio de 2009

STRESS EMOCIONAL

STRESS EMOCIONAL
Fonte: Portal da Escola

O stress pode ser considerado como uma “resposta específica do corpo a uma solicitação”, ou seja, como o corpo reage frente a uma situação nova. Ele está presente nas diversas situações do dia-a-dia e podem provocar respostas tanto físicas como emocionais.
A resposta física pode incluir reações como transpiração excessiva, tremor nos ombros, sensação de cansaço, insônia, impaciência, dores no corpo, irritabilidade, falta de ar, entre outros.
Mas, o stress é normalmente percebido como resposta emocional em geral negativa. Indecisão, aumento do consumo de bebida alcoólica, confusão mental, raiva, melancolia, ansiedade, tensão, depressão ou perda de memória são alguns exemplos de sintomas psicológicos apresentados quando a pessoa está passando por um “estresse” emocional.
A euforia e o contentamento, em alguns casos também podem ser respostas a certos tipos de stress.
O fator mais importante para evitar o stress é manter a mente e o corpo em equilíbrio, que é possível através da organização das tarefas do dia-a-dia.
Perceber as prioridades das questões a serem resolvidas; fazer exercícios físicos para liberar as tensões; tirar um tempo para a família; ao realizar algo novo, procurar relaxar; controlar o nível de exigências com os outros e consigo mesmo, são fatores que podem ajudar a diminuir o nível de stress.
Quando a pessoa se encontra em um nível de stress excessivo, pode se tornar negligente em relação a cuidados como a segurança e tomada de decisões, podendo causar acidentes.
Em casos em que o stress esteja causando prejuízo na vida pessoal e profissional, o ideal é procurar um profissional da saúde para receber ajuda adequada.
Se perceber sintomas de stress em seu colega de trabalho demonstre interesse e preocupação com o mesmo e oriente-o a procurar ajuda, você poderá ajudar a evitar acidentes causados pelo stress emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário