domingo, 21 de junho de 2009

Equipamentos de proteção


A empresa se utiliza de vários recursos para proteger suas propriedades. Existem dispositivos de
combate a incêndio e vigilantes.
Porém, existem outros recursos projetados para proteger você. Pegue por exemplo um par de óculos ou uma proteção facial. Esses dispositivos não impedem que um ladrão roube propriedade da empresa nem podem ser usados para combater ou impedir um incêndio; muito menos impedir danos em equipamentos.

É isto mesmo! A proteção para a face e para os olhos serve apenas para uma coisa: impedir que algum material arremessado atinja sua vista. Ela foi projetada para proteger você.
Entretanto, ela protegerá você apenas se você quiser. Não há nenhum dispositivo automático para proteção dos olhos.
Os óculos e outras proteções têm valor apenas quando você os utiliza da forma como foram projetados para serem usados.
Com o capacete de segurança é a mesma coisa – proteção para sua cabeça. Ele só vai protegê-lo se você usá-lo. As botas de segurança protegerão seus pés, não o meu pé ou o pé do presidente da empresa... apenas os seus.
Assim sendo, quando lhe dizemos para usar o equipamento de proteção individual, não estamos pedindo um favor para a empresa. Não estamos estabelecendo uma porção de regras só para o nosso benefício. Não estamos querendo amolar você com restrições sem sentido.

Nós estamos apenas tentando fazer o que é certo e o que é bom para você; somente tentando ajudá-lo a se ver livre de acidentes que podem feri-lo, cegá-lo e até matá-lo. Estamos contentes em ajudar de diferentes maneiras. Nós aprendemos, a partir de experiências próprias, quais são os tipos de equipamento de proteção necessários em diferentes tarefas e passamos esta experiência para você, antes de colocá-lo para trabalhar.

O uso de alguns tipos de equipamento é exigido por normas internas. Outros tipos são apenas recomendados, mas não exigidos. Esperamos que você faça uso do bom senso e use também aqueles considerados recomendados.

Mas, vamos deixar uma coisa bem clara. Não podemos usar o equipamento por você. Não estaremos o tempo todo ao lado de cada um de vocês, dizendo: - “Use este equipamento
agora!”. Isto é com você e assim que deve ser, porque o equipamento de proteção individual foi projetado para sua própria segurança e saúde.

Algumas vezes parece ser muito complicado gastar alguns segundos para colocar e tirar o equipamento de proteção para realizar uma tarefa que levará apenas alguns segundos
– como um trabalho rápido no esmeril. Porém, pare um minuto para pensar sobre o assunto. Quanto tempo leva um “besouro” de uma peça de aço ou pedaço de esmeril para atingir
seus olhos? Levar apenas uma fração mínima de segundo, podendo acontecer tanto em um trabalho que vai levar 10 segundos como num trabalho que dure o dia inteiro.
Não usar os óculos de segurança, guardando-os o tempo todo no bolso, é uma estupidez tão grande quanto uma caixa de supermercado dizer: - “Estou saindo para almoçar só por
meia hora. Acho que posso deixar a registradora aberta enquanto isto. Não tem a menor chance de alguém passar por aqui e apanhar o dinheiro”.

Na realidade, não usar os óculos de segurança é uma estupidez maior. O pior que poderia acontecer com o caixa é que algum dinheiro fosse roubado e ele fosse demitido por isto. Entretanto, ele ainda teria seu olhos. Por outro lado, se você não usar seus óculos de segurança, você estará correndo o risco de perder a sua visão.

Assim, pegue o equipamento de segurança exigido para o seu trabalho e use-o sempre que você estiver trabalhando. Mantenha trancadas as portas dos acidentes que poderiam acontecer com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário