domingo, 21 de junho de 2009

Fique atento a vidro quebrado


Recentemente, uma mulher trabalhando num balcão de supermercado teve sua rotina subitamente interrompida, quando uma garrafa de soda caiu e estourou perto dela. Ela foi atingida pelos cacos de vidro, mas sofreu apenas pequenos cortes.

Um vendedor, numa loja de “shopping”, estava demonstrando uma luminária. O cliente caiu acidentalmente sobre ele, a lâmpada caiu e quebrou, atingindo uma artéria do pulso dele.
Um trabalhador de manutenção foi atingido no olho por um caco de vidro, quando uma janela caiu de sua armação.

A lista de feridos poderia continuar, passando pelo caso de uma pessoa que tromba com uma porta de vidro até a queda de um copo de vidro no banheiro. Porém, a história da segurança não termina com os ferimentos. Alguém tem que limpar o vidro quebrado e esta tarefa exige o maior cuidado.

Os ferimentos causados ao recolher os cacos de vidro (ou por não recolhê-los) não costumam virar “manchete de jornal”, mas fazem seus estragos com bastante freqüência através de arranhaduras, cortes, ferimentos que atingem artérias e causam infecções posteriores.
Tome cuidado quando lidar com cacos de vidro quebrado.

Se você se cortar, antes de qualquer coisa, busque os primeiros socorros imediatamente.
Use apenas recipientes especiais para se desfazer de vidro quebrado e leve-os para o local adequado. Coloque um rótulo em cada recipiente, identificando seu conteúdo como
vidro quebrado.

Garrafas quebradas nunca devem ser depositadas em lixeiras de papel ou recipientes comuns de lixo. Se você estiver trabalhando com maquinário, pare-o antes de remover o vidro
quebrado.

Os trabalhadores que forem regularmente expostos a vidro quebrado devem usar equipamento de proteção individual apropriado. Este equipamento inclui óculos de segurança, luvas ou máscara, dependendo do tipo do trabalho. As luvas e protetores de braços, assim como botas de segurança, também são necessárias.

Ocasionalmente, nós mesmos quebramos um copo de vidro ou um objeto similar. Neste caso, o vidro quebrado pode ser coletado, usando-se um pedaço de papelão ou papel grosso.

As partículas menores podem ser recolhidas com folhas de papel umedecidas, que devem ser enroladas e marcadas como tendo vidro quebrado. Nunca use toalhas ou guardanapos de
tecido para coletar partículas de vidro quebrado.

Da mesma forma, devem ser evitados retalhos comuns de tecidos para limpar partículas de vidro quebrado. O material de limpeza de vidro quebrado deve ser separado para limpeza exclusiva de vidro. O uso de uma pazinha de lixo e de um rodo de borracha também é um método seguro para lidar com esta situação.

As pessoas que estiverem trabalhando com maquinário e transportadores, onde a quebra de vidro é um problema comum, devem usar ferramentas especiais que geralmente são
fornecidas para remoção de vidro nestas situações.

As pessoas que trabalham com vidro devem ser alertadas constantemente quanto à quebra, mal empilhamento e caixas defeituosas. Um ferimento sério pode acontecer se você cair ou esbarrar numa caixa ou prateleira onde vidro quebrado possa ter sido deixado.

Algum dia você poderá lidar ou tentar abrir recipientes de vidro que podem quebrar. Neste caso, proteja suas mãos com toalhas grossas.

Se você suspeitar da existência de vidro quebrado sob espuma de sabão ou submerso de alguma forma, drene a água antes de tentar remover os cacos de vidro.

Seria virtualmente impossível cobrir todos os casos em que você pode se defrontar com o problema de vidro quebrado.
Lembre-se, porém, se que o vidro quebrado deve ser coletado e descartado imediatamente e de uma maneira que seja segura para você e para os outros. Se não forem disponíveis instalações especiais para a remoção, um recipiente e luvas grossas podem ser usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário